Quarta, 21 de Outubro de 2020
11985561761
Notícias Noticias

COMPOSITOR NÚMERO 1 DO PAÍS, BRUNO CALIMAN LANÇA SEU PRIMEIRO ÁLBUM, "ALTER & EU", EM FORMATO DE FILME, GRAVADO NOS EUA

*

14/10/2020 17h00
Por: Redação Fonte: assessoria
COMPOSITOR NÚMERO 1 DO PAÍS, BRUNO CALIMAN LANÇA SEU PRIMEIRO ÁLBUM,

 

Atualmente a maior referência no país em composição, Bruno Caliman agora lança sua carreira como intérprete com projeto audiovisual em formato de filme, que foi nomeado por ele como "DVD Modo História", uma aposta pioneira no mercado musical que foi inspirada nos videogames. Trata-se de "Alter & Eu", um longa-metragem permeado por nove músicas, filmado em Lake Tahoe, na Califórnia (EUA), tendo seu roteiro e locação fortes referências no filme "E.T. – o Extraterrestre", de Steven Spielberg, maior referência e inspiração de Caliman. Assim como o longa de Spielberg, o filme de Caliman, rodado no mesmo local  de "ET", traz uma mensagem de superação, fé e, principalmente, de que não estamos sozinhos. Há um E.T. entre nós e ele toca guitarra.

 

Há cerca de dez anos, o cantor e compositor Bruno Caliman tem conquistado um espaço importante na música brasileira e suas composições vem dando novas cores e ditado tendências principalmente no sertanejo. Atualmente o compositor número 1 do país, posto que mantém desde 2015, Caliman tem cerca de 150 sucessos gravados, somando quase três bilhões de visualizações no YouTube, com canções interpretadas por Alcione, Luan Santana, passeando ainda por Ana Carolina e Bruno & Marrone. Há uma década, não tem um ano em que os rankings de hits do ano não tenham uma música com a assinatura deste baiano de Itamaraju (BA).

 

Com certeza você já ouviu alguma delas, como "Te Esperando" (Luan Santana), "Domingo de Manhã" (Marcos & Belutti) ou "Camaro Amarelo" (Munhoz & Mariano), composições que marcaram momentos importantes da música sertaneja, lideraram listas de canções mais executadas e ganharam prêmios importantes. Não à toa sua maestria e singularidade inauguraram a era do "Calimanismo", termo criado para identificar o modo de "compor como Caliman", cheio de criatividade e com a estrutura de roteiros. Essa virou a marca do compositor, que localiza os personagens em algum lugar e descreve a ação e a história deles. Habilidade conquistada ao estudar Cinema e por sua experiência como compositor de jingles.

 

Em "Alter & Eu" Bruno Caliman investe em um novo formato para apresentar suas canções e reforçar sua imagem como intérprete. Inspirado nos novos games, Caliman observou que eram mais atraentes para os jovens os jogos que, durante as partidas, incluíam cenas de uma história roteirizada com personagens distintos e conflitos. Esses jogos cativavam e envolviam muito mais quem estava com o joystick nas mãos e se tornava muito mais agradável para os que simplesmente assistiam. Entre seus usuários, esses jogos, passaram a ser apelidados de "jogos de campanha" ou, "jogos modo história"; desse último, Caliman tomou emprestado o termo para dar nome a fórmula que criou.

 

A estrutura do "DVD Modo História" mantém a forma usual do cinema industrial com arcos, plot twist e a preocupação com Logos, Ethos e Páthos da trama e dos dois personagens.

 

O roteiro, assinado pelo próprio Caliman, cumpre com clareza a difícil amarração dos clipes de nove canções a uma história que se mantém atrativa ao longo dos 60 minutos em que Bruno propõe um mergulho na sua prolífica imaginação. "O Fantástico Mundo de Bob", desenho que fez sucesso na década de 1980 e que mostra um garotinho pilotando seu triciclo pela casa enquanto viaja por sua criatividade fértil, poderia adjetivar Bruno Caliman com precisão.

 

Seu primeiro longa-metragem, dirigido por Guilherme Dalzoto, com fotografia de Santi Viega, produção musical de Lucas Santos e atuação magistral de Enzo Ramoni, teve locação escolhida com o coração: Lake Tahoe, na Califórnia, foi set do grande sucesso de bilheteria "E.T, o Extraterrestre", dirigido por Spielberg e lançado em 1982. Esse filme é a senha para a divertida e envolvente trama de "Alter & Eu", que conta a história de um autor em conflito com seu "Eu" criativo e sua fixação por descobrir vida fora da terra.

 

O filme entrega na medida certa humor, reflexão dos novos rumos da música no mundo e um comovente drama pessoal. Caliman busca sinais no universo e principalmente dentro de si mesmo.

 

O filme "Alter & Eu" será disponibilizado na íntegra na Apple Music, com exclusividade, no dia 16 de outubro, mesma data em que todas as faixas do álbum chegam às plataformas digitais. No dia 30 de outubro, o projeto também chega ao canal oficial de Bruno Caliman no YouTube. O público poderá acompanhar a saga dos dois amigos sob a fórmula infalível e envolvente do "calimanismo". Presos à trama, o expectador se entregará ao enredo, envolvido pela trilha sonora feita especialmente para compor o roteiro. Fazem parte do repertório as músicas "Espelho", "Colar de estrelas", "Ray Ban", "Plaza Hotel", "Amuleto", "Kala Ma Hayo", "Navio sem mar", "No meio da rua", "Quanto vale um beijo" e a carro-chefe, "Satélites".

Ele1 - Criar site de notícias